top of page

Blog

Fatores genéticos podem causar miopia

A miopia é um distúrbio de visão que dificulta a visão de objetos à distância, resultando em visão turva. A miopia é hereditária e, em geral, com ou sem óculos ou lentes de contato, o grau de miopia aumenta até se estabilizar na idade adulta (não há "idade exata" para todos os pacientes). Na maioria dos casos, a miopia pode ser curada por cirurgia a laser, que pode corrigir totalmente o grau.

Existem muitas doenças oculares que são transmitidas nas famílias. Por isso, é sempre importante realizar exames de rotina, pois as chances de sucesso do tratamento são maiores quando a predisposição patológica é identificada antecipadamente. Vamos aprender sobre as doenças oculares hereditárias e hereditárias mais comuns?


Não há prevenção de fatores genéticos, mas existem formas de intervir e tratar o quanto antes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce, principalmente em crianças, aumenta muito as chances de um tratamento eficaz. Portanto, as crianças devem consultar o oftalmologista regularmente pelo menos antes de iniciar a pré-escola, pois os problemas de visão geralmente são mais fáceis de detectar.


A origem da miopia está relacionada principalmente à hereditariedade. Dito isto, as pessoas que são míopes tendem a ter pelo menos um dos pais míopes e também podem ter um ou mais filhos míopes. “Quando ambos os pais são míopes, o risco de miopia na criança também chega a 60%”. Existem outros fatores de risco além da genética, são eles:


- Leitura prolongada - Exposição à luz solar - Trauma - Diabeters mellitus


A miopia pode ser classificada de acordo com os seguintes tipos:


Miopia axial: ocorre quando o globo ocular é mais alongado e mais longo que o normal. Geralmente causa miopia de graus elevados;


Miopia de curvatura: mais comumente, devido ao aumento da curvatura da córnea ou do cristalino, produzindo uma imagem do objeto antes que ele esteja na posição correta na retina;


Miopia congênita: Ocorre quando uma criança nasce com alterações oculares que levam a um alto grau de miopia que dura a vida toda;


Miopia secundária: pode estar relacionada a outros defeitos, como catarata nuclear após trauma ou cirurgia.


Cuidados

Além de acompanhar a evolução do grau, justifica-se a necessidade de visitas regulares ao oftalmologista para controle da miopia. As pessoas que são míopes são mais propensas a desenvolver descolamento de retina e alterações na retina que podem prejudicar a visão.

Uma das características da miopia é seu tamanho fora do padrão. Dependendo do grau de refração, o olho fica mais alongado. Quanto maior o globo ocular, mais fina fica a retina (o fundo do olho), o que facilita o descolamento.

Para saber mais sobre os exames de saúde ocular, marque uma consulta conosco e obtenha aconselhamento especializado de um oftalmologista.

Marque sua consulta com o Oftalmologista

bottom of page