Dúvidas surge quando o assunto é cuidar da saúde, por isso separamos alguns mitos e verdades sobre nossa visão e esclarecimentos e uma melhor qualidade de vida.

Lentes de contato com facilitador ou limpeza de contato?
VERDADE: Substâncias peculiares ou próprias para limpeza podem causar alergias. Elasm limpam ou desinfetam as lentes, o que evita o acúmulo de proteínas e proteínas, além de não promoverem nutrientes. O correto é usar o produto prescrito pelo seu oftalmologista, pois este é adequado ao seu tipo de lente. As soluções específicas limpam, protegem e cuidam das lentes de contato.
Devo ir ao oftalmologista apenas quando surgir interesse na visão?
MITO: As visitas regulares ao oftalmologista ajudam a prevenir doenças oculares, como o glaucoma, por exemplo. Um especialista pode ajudar a evitar doenças oculares com sintomas irreversíveis, que podem levar à cegueira.
Usar os óculos de outra pessoa faz mal?
VERDADE: Esta é uma prática muito comum e perigosa. Para fazer um óculos, você precisa de uma receita médica, pois a prescrição dos óculos é algo personalizado. Usar óculos de outra pessoa pode causar dor de cabeça, fadiga visual e prejudicar a visão.
Colocar objetos muito perto dos olhos prejudicando a visão?
MITO: Não, mas pode gerar cansaço visual, pois a musculatura fica tensa na mesma posição. Em alguns casos, chegar muito perto de um objeto para vê-lo claramente é um sinal de erro de refração. Um exame oftalmológico é importante para investigar a condição e determinar se é necessário usar óculos, trocar o grau das lentes ou realizar uma cirurgia refrativa.
Olho vermelho é sempre sinal de conjuntivite?
MITO: Nem sempre! Existem várias causas para o olho vermelho. Caso a condição persista e não melhore, o ideal é procurar um médico oftalmologista.
Colírios podem ser usados sem receita médica?
MITO: Os colírios são medicamentos e devem ser usados sob prescrição médica. O uso indiscriminado ou inadequado de colírios pode causar sérios danos à saúde ocular. Alguns colírios são formulados para tratar uma condição específica.
Após uma cirurgia de catarata, devemos evitar abaixar e levantar a cabeça?
VERDADE: Após a cirurgia de catarata, principalmente nos primeiros dias, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar movimentos bruscos da cabeça. Todo atendimento hospitalar requer cuidados, seu médico irá orientá-lo e você deve seguir as orientações que ele der.
Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3090-2447